Pelo quinto ano consecutivo, Araçatuba foi sede do maior encontro de percursionistas da América Latina.
Cerca de 300 músicos tocaram, ao mesmo tempo, suas baterias e cajóns. O Batucando foi realizado no estacionamento do Shopping Praça Nova, que também foi sede de workshops de percussão e uma feira de instrumentos musicais.
O evento foi realizado na tarde do sábado (6), com a presença do prefeito de Araçatuba Dilador Borges, da secretária de Cultura Tieza Marques e da gerente geral do Shopping Praça Nova, Andréa Bacalão, que subiram ao palco para acompanhar, com cajóns, as batidas do clássico “We will rock you”, do Queen.
Em seguida outras 14 canções clássicas foram executadas pelos 300 bateristas e percursionistas que estavam no local, além da composição “Batucando”, do músico araçatubense Daniel Freitas, idealizador do evento.
Entre os participantes estavam dezenas de alunos do Projeto Guri de várias cidades da região. O projeto é mantido pela Secretaria de Cultura e oferece educação musical para crianças e adolescentes.
Os talentos precoces também se destacaram.. Bateristas e percursionistas com idades a partir de dois anos se divertiram e encantaram o público que prestigiou o Batucando.
O evento
A proposta do Batucando é simples: reunir em um mesmo lugar o maior número de bateristas e percursionistas para tocarem juntos as mesmas músicas.
“É uma festa, onde celebramos o poder da percussão”, explica o educador musical Daniel Freitas. Na primeira edição, em 2013, a meta era reunir 100 bateristas. Aos poucos o Batucando foi crescendo e atualmente a participação gira em torno de 300 músicos.