Gerente regional de vendas corporativas dos Correios de Bauru, Marcelo Martins Naliati, apresentou o cenário das vendas on-line
As oportunidades e tendências do universo do e-commerce foi o tema do segundo dia da Semana da Moda, terça (23/5), no Sindicato das Indústrias do Calçado e Vestuário de Birigui (Sinbi). O gerente regional de vendas corporativas dos Correios de Bauru, Marcelo Martins Naliati, apresentou o cenário das vendas on-line. Na contramão da crise, o e-commerce brasileiro faturou R$44,4 bilhões em 2016; 21% das transações foram realizadas via dispositivos móveis.
“Mesmo que tenha sido um crescimento menor, com relação a outros anos, importante ressaltar que é um setor onde não apresentou quedas. Isso ocorreu porque houve um aumento no número de usuários, em torno de 22% de novos compradores, de 2015 a 2016”, explicou Naliati. Outros fatores citados pelo especialista foram o aumento no acesso à internet, principalmente por meio de mobile e uma diminuição da desconfiança dos consumidores com relação à compra virtual.
O frete grátis é um dos benefícios que tem saído de cena, no ano passado, 61% das compras foram feitas com frete pago. Entre as principais tendências, ele aponta o crescimento das vendas nos segmentos de moda e acessórios, além do avanço no número de marketplaces, que são sites que reúnem várias empresas ou realizam vendas de produtos para outras empresas. Um dos exemplos é o Mercado Livre e Magazine Luiza. Em janeiro, o Sinbi lançou o Sinbishop que também se enquadra como marketplace, porém, focado na venda por atacado, para lojistas do setor de calçados. “Cada vez mais as empresas devem investir nessa venda B2B, inovando e saindo da forma tradicional de vender por atacado, pois terão menos custos”, aconselhou. A previsão é de que até 2020, 40% das vendas de todo o varejo on-line sejam realizadas por meio de marketplace
Comece certo
Para quem quer começar a aproveitar as oportunidades que as vendas on-line reservam, Naliati diz ser muito importante o planejamento de todas as ações que envolvem o projeto, desde logística, preço de venda e marketing. “Indico o empreendedor pesquisar o que falta no mercado, o que tem pouca penetração para identificar o que teria mais espaço. Quanto mais específico for o site melhor. E lembre-se de algo muito importante: as pessoas comprarão por causa da experiência de compra, pela sua razão de vender pela internet, tem que ter diferenciais”, disse o gerente.
Outra maneira de comprar que deve predominar é o Omni Channel. Trata-se de uma evolução do conceito de multicanal, focado na experiência do consumidor, que pode explorar todas as maneira de interagir com a empresa. Por exemplo, o cliente pode visualizar e comprar um produto no site e buscar pessoalmente na loja física.
Programação
Hoje (24/5), às 19h, a Semana da Moda recebeu a palestra de Francis Martins, designer de produtos e multiplicador em design estratégico, que falou sobre design thinking. A abordagem auxilia na busca por novos ângulos e perspectivas na solução de problemas, priorizando a criatividade e o trabalho colaborativo. Amanhã (25/5), às 19h, acontecerá o encerramento do evento com a palestra de Vanessa Helena de Oliveira Alves e Juliana Sanches Farias, consultoras do Escritório Regional do Sebrae-SP em Araçatuba. Elas explicarão sobre a importância de entender as tendências, sobre o comportamento do consumidor do segmento da moda, especialmente na indústria da confecção e calçados.
A entrada é gratuita, para se inscrever, basta entrar em contato pelo telefone 18 – 3649 8000 ou pelo site confirmesinbi.com.