Um incêndio destruiu totalmente a casa da aposentada Maria Sofia Gomes, de 84 anos, na rua Manoel Baltazar Sobrinho, 304, no bairro Umuarama, zona leste de Araçatuba, na noite desta sexta-feira. Sem recursos para recomeçar, as filhas, emocionadas, fizeram um apelo para que a casa da mãe seja reerguida. Veja vídeo:
A reportagem chegou na casa da idosa na manhã deste sábado, e encontrou as duas filhas e uma neta da idosa limpando os restos do incêndio. O cenário encontrado foi de destruição total. O forro de toda a casa foi destruído, além da cobertura, móveis e eletrodomésticos. Ou seja, o que levou 84 anos para ser conquistado acabou em minutos.
As chamas foram tão altas que não houve tempo dos bombeiros chegar. Vizinhos tentaram conter as chamas, sem sucesso. De acordo com uma das filhas, Wanda Gomes, que mora em uma casa nos fundos, sua mãe está com problemas de vista. Ontem a idosa estava na sala quando percebeu uma fagulha caindo do teto, sobre o sofá. Ela percebeu um princípio de fogo no móvel e jogou um cobertor, permanecendo no imóvel.
O fogo começou a se alastrar pelo forro e pela sala, e a idosa foi retirada por sua filha, que estava na casa dos fundos. Apesar do fogo, ela se recusava a sair da casa e não percebia a gravidade do caso. A fumaça começou a subir e os vizinhos foram chegando para ajudar. De acordo com Wanda, na casa só sobrou uma cama e um guarda roupas. “Minha mãe tinha acabado de comprar o armário da cozinha. Ela lutou a vida toda para criar a gente e ter um espacinho, e agora acabou tudo. Ela não merecia isso”, disse a filha. Na manhã de sábado a idosa estava isolada em um quarto na casa da filha, desconsolada, e não queria ver o estrago na casa de onde ela sempre se recusou a sair, mesmo a convite das filhas.
Quem puder ajudar pode ir pessoalmente na rua Manoel Baltazar Sobrinho, 304, esquina com a rua Cândido, no Umuarama. Por enquanto a idosa vai ficar com a filha, na casa dos fundos.