Um homem que deve R$ 21 mil de pensão alimentícia foi preso nesta quarta-feira (24), em Araçatuba. Devido ao não pagamento da dívida, a Justiça expediu o mandado de prisão, que foi cumprido pela Força Tática da PM.
O indiciado foi encontrado no bairro Santana e levado para o plantão policial. Ele seria encaminhado à cadeia de Penápolis na manhã desta quinta-feira (25).
O preso, que mora no bairro Morada dos Nobres, disse que não tem condições de pagar a dívida, referente a pensão de uma filha.
Detalhes do caso não foram divulgados porque o processo corre em sigilo na Vara da Família.
Outro caso
Outro homem foi preso por não pagamento de pensão alimentícia no bairro Alto da Saudade, em Araçatuba. O mandado de prisão foi cumprido por policiais militares da Rocam (Ronda com Apoio de Motocicletas) na avenida da Saudade.
A lei está mais dura com quem não paga pensão alimentícia. De acordo com o Novo Código de Processo Civil, o devedor pode pegar até três meses de prisão em regime fechado.
Outra ferramenta para forçar o devedor a pagar a pensão alimentícia é a seguinte: o juiz vai mandar colocar o nome dele na lista suja do SPC e da Serasa. E aí a pessoa fica impedida, por exemplo, de pegar financiamentos e de parcelar compras.