Ele marcou época nas décadas de 1970 e 1980 e ainda reúne uma legião de fãs por todo o Brasil. Estamos falando do Opala, carro da GM que caiu na graça do brasileiro e ainda arranca suspiros por onde passa.
Neste domingo (21), alguns desses amantes farão um encontro em Araçatuba para celebrar a amizade e claro, a convivência com suas máquinas. A evento ocorre na chácara Gaioto, no bairro Água Limpa, e deve atrair cerca de 50 pessoas e 17 automóveis.
Os participantes integram o Coop (Clube Opaleiros do Oeste Paulista).
Veja o Facebook do Coop.
Segundo o policial militar Francis Jonas Pereira dos Santos, membro da diretoria do clube, o encontro será uma oportunidade de reunir as famílias, bater papo e contemplar as máquinas.
O clube foi criado em 2015 com oito participantes. Hoje, conta com 81 membros que se reúnem a cada dois meses.
O encontro deste domingo em Araçatuba, contará com participantes de várias cidades, entre elas, Presidente Venceslau, Presidente Prudente, Dracena, Jales, Birigui, Cafelândia, Álvares Machado, Londrina (PR) e até do Mato Grosso do Sul.
Porque o amor pelo Opala?
O Opala é um veículo que marcou a história do Brasil, símbolo de esportividade, elegância e tecnologia da sua época. “Nos queremos ter no coração um pouquinho dessa história, resgatar os velhos tempos”, comenta Jonas.
“Nosso objetivo é ajudar qualquer amigo que queira celebrar esse ícone, seja com opiniões, conhecimento, mão de obra, algumas peças raras, etc. O importante é o cara se sentir em casa, pois, independentemente do estado do Opala, queremos resgatar e respeitar o amor que o dono tem por ele”.
“Enfim, Opala não se consegue explicar em palavras, é só sentindo o ronco do motor pra saber”, observa Jonas.
Sobre o Opala
Nascido como Projeto 676, o Opala foi fabricado no Brasil entre os anos 1968 e 1992. Ele foi baseado no modelo Rekord, da Opel, porém com alguns retoques feitos pela General Motors do Brasil.
Ao longo de sua história no país, o Opala teve diversas versões como a sedã, a cupê e a perua, totalizando quase um milhão de unidades vendidas ao longo de sua trajetória em terras brasileiras.
Lançado com uma grade imponente de linhas horizontais cromadas e com faróis circulares embutidos, o Opala ainda se destacava pelas calotas cromadas e as curvas nas laterais e parte traseira.
O Opala tinha também o desenho inspirado no Chevrolet Nova, sedan compacto vendido nos EUA, que tinha as linhas laterais arredondadas, chamadas na época de “garrafa de coca cola” (coke bootle).
Em 1966 a GM chamou os jornalistas para uma coletiva, e anunciou que iria lançar o primeiro carro de passeio da marca produzido no Brasil, e esse carro seria o Opala.
Antes do lançamento, a Chevrolet colocou o carro em evidência em propagandas na TV estreladas por Tonia Carreiro, Jair Rodrigues e o jogador Rivelino que diziam “Meu carro vem aí”.