Em quatro dias, evento contou com mais de 74 mil inscritos e 719 expositores nacionais e internacionais
O ano de 2017 já está marcado como a maior edição da história da APAS Show, maior evento supermercadista do mundo, que ocorreu de 02 a 05 de maio, no Expo Center Norte, em São Paulo. Organizado pela Associação Paulista de Supermercados (APAS), o evento bateu recordes de números.
“É um prazer anunciar que reunimos 719 expositores, ante os 686 participantes da última edição em 2016. Em volume de negócios, foram R$ 7 bilhões gerados – exatamente R$ 1 bilhão a mais em relação a 2016”, comemora Pedro Celso Gonçalves, presidente da APAS. “E as superações não param por aí”, completa.
O número de expositores estrangeiros também aumentou. A edição de 2017 contou com 239 estandes de 26 países, 52% a mais que o ano passado. Ao todo, foram 74.288 inscritos, número 4% superior à edição do ano passado.
“O desafiador e prazeroso trabalho de mais de um ano se traduziu em um evento de muito sucesso, confirmando o que já dizíamos, que a APAS Show é a maior plataforma de negócios do setor supermercadista”, destaca Pedro Celso.
Em seu primeiro ano à frente do evento, o diretor da APAS Show 2017 e vice-presidente da APAS, Erlon Ortega, ficou satisfeito e orgulhoso com o resultado. “Agradeço o apoio de toda a diretoria, associados e colaboradores da APAS. Foi uma edição com ótimas conquistas”, ressaltou.
O evento contou com a presença de varejistas, empresários e executivos da indústria. Atletas, celebridades, especialistas renomados e governantes, como o Ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, o Governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, e o Prefeito de São Paulo, João Doria, compuseram o quadro de convidados ilustres.
Com o tema “Empoderamento. Todos podem”, a 33ª edição do evento lançou o olhar para uma sociedade que se vê frente à conquista da liberdade por decidir e controlar o próprio estilo de vida nas relações de consumo.
“A Pepsico está em um momento diferenciado e a APAS Show 2017 é para nossa marca uma oportunidade estratégica para estreitar relacionamento com o varejista”, destaca Isabel Coutinho, gerente de Trade Marketing da Pepsico.
“A edição 2017 da APAS Show foi 90% superior em relação ao ano passado. O aumento de visitantes mostra acima de tudo um reaquecimento da economia. Sinal que a indústria está voltando a acreditar no Brasil”, diz Marcelo Alves, diretor da MM Foods Congelados.
“APAS Show é a única Feira que a nossa companhia participa há 15 ou 16 anos. Para nós, esse evento é um momento de fortalecimento de relacionamento com os clientes e parceiros, muito importante para nós”, afirma Marcio Soares, acionista da Companhia Nacional de Álcool.
“Por sermos uma marca do interior, a APAS Show proporciona maior visibilidade para nós. É o momento em que a nossa empresa realmente consegue abrir portas para o mercado em São Paulo”, analisa Reinaldo Sarro Júnior, analista de Trade Marketing da Bebidas Poty.
Congresso de Gestão APAS Show 2017
Paralelo à Feira, o Congresso de Gestão APAS Show 2017 também bateu recordes: foram 3.974 inscritos, número 8% superior ao ano passado, que participaram de mais de 60 palestras compostas por renomados executivos, empresários, consultores, políticos e celebridades de peso.
O economista Delfim Netto, professor catedrático de Economia Brasileira e de Teoria do Desenvolvimento Econômico, professor emérito da FEA/USP e presidente do Conselho Superior de Economia – Instituto Roberto Simonsen – Fiesp, comandou uma palestra inaugural, fechada para convidados, no dia 02 de maio, sob o tema “Empoderamento da Sociedade”.
Mais de 1.500 pessoas assistiram ao empreendedor Abilio Diniz apresentar o quadro sobre Liderança e Gestão. Outros grandes nomes estiveram presentes no Congresso. A temática “A interconectividade e o varejo no século XXI” trouxe nomes como Fabio Coelho, CEO do Google Brasil; Luiz Sergio Pires, diretor do Laboratório de Tecnologias Avançadas da Microsoft no Brasil; Fiamma Zarife, diretora geral do Twitter no Brasil, e Milton Beck, diretor-geral do LinkedIn para a América Latina. “Oportunidades e Vantagens Competitivas na Era do Empoderamento” e “Execução Eficiente Frente ao Empoderamento” serviram como pano de fundo para os painéis dos dias 04 e 05 de maio, respectivamente.
O prefeito da cidade de São Paulo, João Doria Junior, abriu o último dia de palestras do Congresso de Gestão da APAS Show 2017. Com o tema “Criatividade e eficiência na gestão pública”, o também empresário abordou, principalmente, a governança e o empreendedorismo – dois temas em voga nos primeiros meses de gestão à frente da maior cidade do país.
Outras apresentações foram realizadas no auditório principal e nos auditórios temáticos: Marketing e Consumidor; Capital Humano; Estratégia e Gestão; Comercial e Operações. O evento de Responsabilidade Social contou com apresentação de Marcos Frota, que há anos é engajado em projetos sociais a partir da realização do Projeto Circo Show.
Prêmio Geração de Negócios
Para mensurar os volumes praticados durante os quatro dias de evento, unindo indústria e supermercadistas, e para reconhecer os expositores detentores dos melhores resultados, a APAS Show inovou com o Prêmio Geração de Negócios, avaliado por critérios organizados nas seguintes categorias com os vencedores: Estande Mega (vencedor: Marilan Alimentos), Estande Médio (vencedor: Laticínios Porto Alegre), Estande Grande (vencedor: Câmara de Comércio Árabe Brasileira), Estande Pequeno (vencedor: Nexxto), Patrocinador (vencedor: Ambev).
Os critérios utilizados para a avaliação dos vencedores partiram de evidências como quantidade de negócios fechados durante o evento, agendamento de reuniões, rodada de negócios internacionais, entre outros.
Prêmio Stand APAS Show – POPAI
A APAS Show, em parceria com o POPAI Brasil, realizou no Grande Auditório do Expo Center Norte mais uma edição do Prêmio Stand APAS Show – POPAI. Avaliados por um corpo técnico composto por mais de 20 jurados especialistas em design, arquitetura e sustentabilidade, os estandes participantes foram selecionados de acordo com a estética, o conceito e a forma como a estrutura foi construída. Confira a lista de vencedores no link.
Programa Trabalho Novo
A APAS Show 2017 foi palco da assinatura de uma parceria entre a Associação Paulista de Supermercados (APAS), a Prefeitura de São Paulo e a Sodexo, para viabilizar o Programa Trabalho Novo, que visa empregar, até o dia 31 de dezembro, 20 mil moradores de rua.
Arena da Gestão Falconi | APAS
Uma das grandes novidades da APAS Show 2017, maior evento supermercadista do mundo, foi a Arena da Gestão Falconi | APAS, cuja programação incluiu palestras sobre operações eficientes que geram produtividade e alcance dos resultados planejados no varejo. Com ampla experiência e atuação no mercado, os palestrantes, sócios e consultores da renomada consultoria apresentaram dicas para um planejamento eficaz, que resultará em melhores resultados.
Sobre a APAS – A Associação Paulista de Supermercados representa o setor supermercadista no Estado de São Paulo e busca integrar toda a cadeia de abastecimento. A entidade tem 1.387 associados, que somam mais de 3.133 lojas.
Sobre a APAS Regional Araçatuba – Em 2016, a região de Araçatuba foi responsável por 1,3% do faturamento do setor supermercadista no estado, o que equivale a aproximadamente R$ 1,3 bilhões. Aqui, o setor emprega, aproximadamente, 7 mil colaboradores. E assim, o setor desponta como uma das principais atividades do comércio e do PIB da região. Só na cidade de Araçatuba o setor de supermercados faturou no ano passado R$ 410 milhões, o que equivale a cerca de 30% da região e 0,4% do faturamento de todo o estado de São Paulo.