Alunos da escola estadual Vitor Antônio Trindade (Industrial), de Araçatuba, realizaram uma passeata, nesta quinta-feira (18), para chamar a atenção sobre a necessidade de proteger os menores de idade da violência.
A atividade faz parte da semana de mobilização do combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.
Com faixas e cartazes, os alunos percorreram ruas do bairro Santana e se posicionaram em semáforos para chamar a atenção de pedestres e motoristas. A manifestação contou com o apoio da Polícia Militar.
Ações como a realizada pelos alunos do Industrial estão sendo feitas em várias cidades da região.
A campanha, promovida durante todo o mês de maio, tem como proposta a discussão sobre formas de prevenção e combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, além de lembrar a importância do dia Nacional de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que é dia 18 de maio.
Com o slogan Esquecer é permitir, lembrar é combater, vamos proteger nossas crianças e adolescentes, a campanha tem o propósito de sensibilizar e mobilizar a comunidade para o enfrentamento desse grave problema social.
O que é abuso sexual
O abuso sexual corresponde a qualquer ato sexual praticado de forma não consensual (à força), ou por manipulação psicológica, contra qualquer pessoa. É crime previsto no Código Penal, agravado quando se trata de criança ou adolescente.
O Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi instituído no ano 2000, através de um projeto de lei da então deputada federal Rita Camata (PMDB/ES).
O 18 de maio foi escolhido porque em 1973, na cidade de Vitória, Espírito Santo, um crime chocou o país e ficou conhecido como o “Crime Araceli”, nome de uma menina de oito anos de idade que teve seus todos os seus direitos humanos violados.