Edna Flor e Carmem Guariente abordaram os projetos para ampliação do atendimento e prometeram agir para a redução da burocracia para acesso ao CER III
Ampliar o número de leitos do Hospital Neurológico Ritinha Prates, aumentar a quantidade de usuários atendidos pelo CER III (Centro Especializado em Reabilitação), que oferece tratamento físico, visual e auditivo), e facilitar o acesso de novos usuários ao CER III, reduzindo a burocracia. Esses foram os temas abordados durante uma reunião realizada nesta sexta-feira (28), entre a direção da Associação de Amparo ao Excepcional Ritinha Prates, a vice-prefeita Edna Flor e a secretária municipal de Saúde, Carmem Guariente. Também participaram o diretor da Atenção Especializada do município, Paulo Ernesto Geraldo, e a dirigente administrativa do Serviço de Avaliação e Controle da secretaria de Saúde, Luiza Entreporte.
Segundo a presidente da Associação, Cida Nascimento Xavier, o hospital conta hoje com 60 leitos para atender a demanda de 40 municípios. Mas a meta é aumentar esse número para 80. Para isso, foram realizadas obras de ampliação dos quartos e do refeitório, mas a mudança ainda depende de verbas do Ministério da Saúde.
Já o CER busca recursos estaduais para ampliar o número de usuários que recebem próteses auditivas por mês, de 34 para 100. Nos dois casos, a vice-prefeita e a secretária prometeram empenho e vontade política na busca por esses repasses.
Menos burocracia
Durante a visita, a vice-prefeita e a secretária também se comprometeram a encontrar maneiras de facilitar a vida dos usuários que precisam de reabilitação, e evitar que façam uma verdadeira via sacra por vários órgãos de saúde antes de chegar ao CER.
Uma das propostas é transformar a Santa Casa de Araçatuba em uma “porta de entrada”. Nesse caso, os usuários com sequelas de AVC, por exemplo, seriam encaminhados diretamente da Santa Casa para a reabilitação, sem ter de passar pela rede de saúde municipal. Atualmente, o usuário atendido pela Santa Casa precisa passar por uma UBS para obter encaminhamento, antes de chegar ao Ritinha Prates.
Além de participar da reunião, a vice-prefeita e a secretária visitaram as instalações da Associação, onde puderam ver de perto o atendimento tanto do Hospital Neurológico quanto do CER, que oferece tratamentos de reabilitação visual, física a auditiva para usuários de Araçatuba e outros 40 municípios da região.