Serão vistoriados os bairros Vila Operária, Parque Residencial Nelson Calixto, Jardim São Paulo, Jardim Klayton, Vila Industrial, Vila Bandeirantes e Cidade Jardim
A Secretaria Municipal de Saúde de Birigui realiza neste sábado (29 de abril) a última ação prevista da campanha de prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti. Serão vistoriados os bairros Vila Operária, Parque Residencial Nelson Calixto, Jardim São Paulo, Jardim Klayton, Vila Industrial, Vila Bandeirantes e Cidade Jardim.
A estimativa é que sejam visitados pouco mais de três mil imóveis, entre residências, estabelecimentos privados e terrenos baldios. Os agentes comunitários de saúde e agentes de combate a endemias, divididos em nove equipes, vão vistoriar os imóveis com o objetivo de eliminar potenciais criadouros para o mosquito e orientar os moradores quanto a prevenção.
A mobilização, retomada em janeiro deste ano, é promovida pela Secretaria Municipal de Saúde de Birigui em parceria com o governo do Estado de Sâo Paulo, que paga remuneração extra de R$ 120 por sábado, a cada profissional envolvido. A ação integra a campanha “Todos Juntos Contra o Aedes aegypti”.
“A prevenção é a única arma contra o Aedes aegypti. Por isso, contamos com a colaboração dos moradores dos bairros que serão visitados, permitindo que os agentes entrem nos imóveis e façam a vistoria para eliminar qualquer recipiente e material que possa acumular água e servir de criadouro para o mosquito”, disse o diretor da Vigilância Sanitária, Ricardo Antonio de Oliveira.
Balanço
Desde janeiro, quando a campanha foi retomada, já foram vistoriados 25.118 imóveis, sendo que 635 recipientes com larvas foram eliminados. Outros 10.492 imóveis foram encontrados fechados e em 250 os moradores recusaram a entrada dos agentes de saúde. A mobilização só não foi realizada em três sábados nos últimos quatro meses.