Investimento no valor total de 29.802.179,30 é do Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável – Microbacias II – Acesso ao Mercado, programa do governo paulista que tem o apoio do Banco Mundial
O governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, assinou na última quinta-feira, 27 de abril de 2017, a autorização para que a Secretaria de Agricultura e Abastecimento, representada pelo secretário Arnaldo Jardim, firme convênios com municípios visando a readequação de quase 400 quilômetros de estradas rurais em 46 municípios, além da reforma de 18 Casas da Agricultura. O investimento no valor total de 29.802.179,30 é do Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável – Microbacias II – Acesso ao Mercado, programa do governo paulista que tem o apoio do Banco Mundial.
Os recursos de R$ 25.795.107,48 serão utilizados para a recuperação de trechos críticos de estradas rurais usadas no escoamento da produção agrícola em dezenas de municípios. O intuito é facilitar o transporte dos produtos aos mercados consumidores, auxiliando no crescimento da agricultura local e também atender as associações e cooperativas de produtores rurais de forma mais rápida e segura.
Para o governador Geraldo Alckmin, que destacou o bom desempenho do setor agropecuário, o Microbacias II contribui para superar o grande desafio de melhorar a renda do pequeno produtor. “O associativismo e o cooperativismo são fundamentais, porque dão exemplo de trabalho. Ao invés de vender o leite, o produtor transforma e vende queijo e iogurte; na olericultura, pode dar mais um passo ao processar, limpar e embalar os produtos, agregando maior valor ao produto comercializado”, ressaltou.
De acordo com Geraldo Alckmin, o trabalho de incentivo ao transporte rodoviário – com a conclusão do Rodoanel; ferroviário, com as obras do Ferroanel para facilitar o acesso ao Porto de Santos; e hidroviário, com a Hidrovia Tietê-Paraná – é complementado com os recursos liberados por meio do Micobacias II para recuperação das estradas rurais. “Estamos ajudando os municípios a melhorar a as estradas vicinais, essa capilaridade que é muito importante para a agropecuária paulista”, disse.
O secretário Arnaldo Jardim destacou a relevância do Projeto Microbacias II, avaliado pelo Banco Mundial como o de melhor desempenho e impacto positivo aos produtores. “O projeto se estende a mais de 300 associações e cooperativas paulistas de produtores rurais. Tenho certeza de que os recursos liberados para a recuperação de estradas serão utilizados com muita responsabilidade e competência pelos administradores municipais, para atender aos produtores”, disse o titular da Pasta.
O deputado estadual Fernando Cury, que representou os parlamentares, ressaltou as mudanças propiciadas ao produtor pelo Microbacias II. “A liberação desses recursos é muito importante para levar mais segurança, transporte e saúde ao campo, para que o produtor tenha a tranquilidade de liberar seu produto, sabendo que não terá tantos custos de manutenção com o veículo. E a reforma das Casas da Agricultura também é muito importante, pois ali é o ponto de encontro dos produtores, onde muitas vezes os negócios acontecem. É preciso apoiar o pequeno e o médio produtor, que fazem o agronegócio do Brasil acontecer”, disse.
O prefeito de Adamantina, Márcio Cardim, que falou em nome de todos os administradores municipais, ressaltou que os recursos contribuirão para trazer melhorias aos produtores e toda a comunidade. “Nosso município, como tantos outros, é predominantemente agrícola, com atividades como a pecuária e a cana-de-açúcar. Precisamos incentivar programas que apoiem e estimulem a agricultura familiar a produzir com qualidade e sustentabilidade e contribuir para o desenvolvimento do município”, apontou.
Com a autorização do repasse pelo governador Geraldo Alckmin, os 46 prefeitos das cidades que serão beneficiadas com os recursos terão o apoio de técnicos da Secretaria que atuam na Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati) para preparar o projeto.
O autorizo do governador para liberação dos recursos beneficiará estradas dos seguintes municípios: Barretos, Colômbia, Anhembi, Botucatu, Pardinho, Pratânia, Itajobi, Urupês, Adamantina, Flora Rica, São João do Pau D’alho, Auriflama, General Salgado, Macaubal, Sud Mennucci, Guaratinguetá, Angatuba, São Miguel Arcanjo, Cândido Rodrigues, Ibitinga, Jales, Paranapuã, Pontalinda, Santa Salete, Limeira, Lins, Promissão, Itapira, Aramina, Igarapava, Presidente Prudente, Regente Feijó, Euclides da Cunha Paulista, Presidente Venceslau, Eldorado, Pedro de Toledo, Registro, Brodowski, Ribeirão Preto, Santa Cruz da Esperança, Casa Branca, Divinolândia, Palestina, Potirendaba, São José do Rio Preto e Orindiuva.
Casas da Agricultura
Com a autorização do repasse de R$ 4.007.071,82 do Projeto Microbacias II – Acesso ao Mercado pelo governador Geraldo Alckmin, 18 Casas da Agricultura, locais onde o produtor rural busca auxílio e atendimento, deverão ser renovadas. As reformas garantem não apenas um atendimento melhor, com acessibilidade, mas também espaços mais confortáveis e seguros para os funcionários.
As Casas da Agricultura dos seguintes municípios serão reformadas: Ribeirão Bonito, Palmital, Ibirá, Flórida Paulista, Patrocínio Paulista, Cachoeira Paulista, Oscar Bressane, Conchal, Nuporanga, Timburi, São Sebastião, Americana, Charqueada, Rio das Pedras, Marabá Paulista, Jacupiranga, Divinolândia e São Sebastião da Grama.
A solenidade realizada no Palácio dos Bandeirantes teve ainda a presença do secretário-chefe da Casa Civil, Samuel Moreira; do secretário de Desenvolvimento Social, Floriano Pesaro; do secretário-adjunto de Agricultura, Rubens Rizek Jr.; do chefe de gabinete, Omar Cassim Neto; do presidente da Associação Paulista de Avicultura (APA), Érico Pozzer; do superintendente do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) em São Paulo, Francisco Jardim; deputados estaduais Analice Fernandes, Itamar Borges e Edson Giriboni; prefeitos e produtores rurais paulistas.