Objetivo dessa ação é orientar e esclarecer as famílias para evitar futuras progressões do descumprimento, suspensão ou cancelamento do benefício
Durante o mês de abril, a Sasc (Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania), em parceria com o Cras (Centro de Referência da Assistência Social), realiza encontros com as famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família. As orientações são ministradas pela assistente social do Sasc, Maria de Lourdes Gabriel Varoni.
Segundo a secretária de Assistência Social, Nércia Pereira Alves Ribeiro, o objetivo dessa ação é orientar e esclarecer as famílias para evitar futuras progressões do descumprimento, suspensão ou cancelamento do benefício.
“Estas famílias se encontram em descumprimento das condicionalidades do Programa Bolsa Família, o que pode ocasionar uma advertência, bloqueio e ou até cancelamento do benefício. Por isso, estamos alertando sobre quais as responsabilidades dedas famílias para manter seu benefício”, explica a secretária.
Na ocasião, são abordados o que é o CadÚnico (Cadastro Único para Programas do Governo Federal), o que é o Bolsa Família e quem tem direito a este benefício. Também são discutidas as responsabilidades das famílias a partir do cadastramento.
“As famílias beneficiárias devem cumprir algumas regras, chamadas de condicionalidades, para manter seu benefício. Entre elas, estão a frequência escolar, o acompanhamento da saúde e a atualização cadastral sempre que houver mudanças na situação das famílias”, destaca Nércia.
Nos encontros, os beneficiários ainda obtêm informações sobre outros benefícios como a Carteira do Idoso, isenção de taxas em concurso público, tarifa social de energia elétrica, benefício da Previdência Social para donas e donos de casa, dentre outros.