Nesta quinta-feira (20/04), a SAMAR, em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente e as Ongs Clube da Árvore e Associação do Grupamento Ambientalista (A.G.A), de Birigui, lançaram o projeto Expedição Baguaçu.
O projeto faz parte das comemorações do Dia do Ribeirão Baguaçu, cuja data foi instituída por Lei Municipal e é comemorada no dia 22 de abril.
Várias autoridades estiveram presentes no evento, incluindo representantes do Corpo de Bombeiros, do Exército, Polícia Ambiental, Bombeiros Mirim, o gerente da CETESB Daniel Mario Gomes, Comissários da ARDAEA, além de representantes do Executivo.
O objetivo da Expedição Baguaçu é traçar um diagnóstico completo das atuais condições do Ribeirão e definir ações de preservação, reposição de mata ciliar e conscientização da população do entorno, além de identificação das espécies que compõem a fauna e flora. A primeira etapa do projeto será realizada no dia 20 de maio no trecho desde as proximidades da Rodovia Marechal Rondon até a captação de água para o abastecimento público em Araçatuba, na sede da SAMAR. A Expedição também realizará a limpeza das margens com a retirada de resíduos plásticos.
O diagnóstico será feito com a realização de trilhas ecológicas que devem percorrer as margens do Baguaçu. A trilha está prevista para ser realizada no mês de maio.
O evento foi encerrado com o plantio de mudas de árvores da espécie Embaúba nas margens do Ribeirão, no trecho que passa nas dependências da SAMAR.