A sexta-feira foi agitada na Associação de Amparo ao Excepcional Ritinha Prates (AAERP). Três atividades realizadas, uma após a outra, mudou a rotina da entidade. O momento mais concorrido foi a visita do deputado federal Fausto Pinato (PP), que chegou acompanhado pelo prefeito Dilador Borges, pelo vereador Antônio Edwaldo Dunga Costa (DEM) e do presidente local do PSD e presidente da Cohab/Chris, Antônio Barreto dos Santos.
A passagem foi uma cortesia do parlamentar, que nos últimos dois anos destinou cerca de R$ 230 mil à associação por meio de duas emendas. Pinato destacou a importância da parceria da entidade com a prefeitura, que reforça os pedidos feitos em nível federal. “Temos que trabalhar juntos na busca por recursos e, nesse processo, é muito importante que a Ritinha Prates conte com o apoio do prefeito Dilador, que é um incansável batalhador por emendas para Araçatuba“, destacou o deputado.
A presidente da AAERP, Maria Aparecida do Nascimento Xavier (Cida), fez questão de agradecer publicamente a parceria com Pinato. “Graças à sensibilidade do deputado está sendo possível promover reformas e adquirir materiais permanentes, melhorando o atendimento aos usuários, assim como a capacitação contínua dos profissionais que promovem a assistência direta e indireta aos usuários”, afirmou Cida.
Cadeiras de rodas
Um pouco antes, no Centro Especializado em Recuperação (CER III), unidade mantida pela associação, juntamente com o Hospital Neurológico Ritinha Prates, ocorreu a entrega de cinco cadeiras de rodas para pacientes atendidos na unidade. Quatro cadeiras eram de banho com aro de propulsão, e uma, com decliner (dispositivo que permite ao usuário ficar praticamente deitado no equipamento).
A entrega é uma ação que a entidade vem repetindo periodicamente. As cadeiras foram adquiridas por meio do Fundo de Ações Estratégicas e Compensação (FAEC), vinculado ao Ministério da Saúde. A compra foi feita diretamente da fábrica, pelo CER, mediante apresentação de menor preço entre três concorrentes. No momento da dispensa – termo técnico correto do repasse – os profissionais do CER também fizeram demonstração aos pacientes e familiares sobre a forma correta de utilizar as cadeiras, assim como deram orientações sobre a manutenção do equipamento.
O FAEC foi criado pelo Governo Federal em 1999, com a finalidade de arcar com os pagamentos dos procedimentos de alta complexidade em pacientes com referência interestadual, próprios da Câmara Nacional de Compensação, e dos decorrentes da execução de ações consideradas estratégicas.
Treinamento
O dia também contou com a realização de um simulado da Brigada de Incêndio. A equipe de brigadistas da entidade recebeu orientações práticas sobre os protocolos de evacuação de área, plano de emergência, evacuação total e parcial de edificação, práticas de primeiros socorros e outras questões importantes.
O simulado é obrigatório e ocorre a cada seis meses, de acordo com a Instrução Técnica n°17/2014 do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo. Os exercícios ocorrem para que os brigadistas estejam preparados para, em caso de sinistro, proteger as vidas dos usuários e colaboradores, assim como o patrimônio da instituição.
A Associação
Sem fins lucrativos, a Associação de Amparo do Excepcional Ritinha Prates (AAERP) existe há 40 anos trabalha na área da saúde e inclusão social, por meio do Hospital Neurológico Ritinha Prates (HNRP), com a prestação de serviços especializados a pessoas com deficiências neurológicas, e também por meio do Centro Especializado em Reabilitação (CER III), no qual atende pessoas com deficiência auditiva, física e visual. Entre os seus valores está o tratamento humanizado, além do respeito a conceitos éticos, morais, ambientais e filantrópicos.
Legenda: Deputado Federal Fausto Pinato (PP) recebe da diretoria da Ritinha Prates certificado de agradecimento pela parceria com a entidade