Segundo pesquisa da FecomercioSP, as vendas no comércio varejista registraram alta de 1,7% na comparação com mesmo mês de 2015
Em dezembro, as vendas do comércio varejista da região de Araçatuba atingiram R$ 895,1 milhões, crescimento de 1,7% em relação ao mesmo mês de 2015. No acumulado de 2016, houve alta de 2,7% nas vendas.
Os dados são da Pesquisa Conjuntural do Comércio Varejista no Estado de São Paulo (PCCV), realizada mensalmente pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), com base em informações da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP).
Mesmo com o bom desempenho no mês, apenas quatro das nove atividades pesquisadas apresentaram crescimento em dezembro na comparação com o mesmo mês de 2015. Os destaques positivos foram os segmentos de outras atividades (10,8% e colaboração de 2,9 pontos porcentuais (p.p.) para o resultado geral), farmácias e perfumarias (26,6% e impacto de 1,8 p.p.) e autopeças e acessórios (7,9% e contribuição de 0,2 p.p.).
Por outro lado, os segmentos de supermercados (-6% e impacto negativo de 2,3 p.p. para o resultado geral), lojas de vestuário, tecidos e calçados (-10% e colaboração de -0,7 p.p.) e lojas de móveis e decoração (-18,6% e contribuição de -0,2 p.p.) registraram queda nas vendas e impediram um resultado geral melhor.
Desempenho estadual
O comércio varejista paulista encerrou o ano de 2016 com leve crescimento de 0,1% nas vendas no acumulado dos 12 meses, interrompendo uma série de duas quedas consecutivas. No último mês do ano, as vendas no varejo aumentaram 3% na comparação com dezembro de 2015 e alcançaram R$ 61,4 bilhões, cerca de R$ 1,8 bilhão acima do valor apurado no mesmo período do ano anterior.
Entre as 16 regiões analisadas pela Federação, apenas Osasco (-8%), Guarulhos (-2,9%) e Bauru (-2,8%) registraram queda no faturamento em dezembro, na comparação com mesmo mês de 2015. Os melhores desempenhos foram observados nas regiões de Marília (11%), Araraquara (9,8%) e Ribeirão Preto (7,4%).
Das nove atividades pesquisadas, seis mostraram aumento em seu faturamento real em dezembro: autopeças e acessórios (16,1%), farmácias e perfumarias (15,8%), materiais de construção (8,6%), concessionárias de veículos (7,1%), outras atividades (3,2%) e supermercados (2,6%). Essas altas contribuíram para o resultado geral com 4,0 pontos porcentuais (p.p.).
Já as retrações foram observadas nos grupos de eletrodomésticos, eletrônicos e lojas de departamentos (-10,5%), lojas de móveis e decoração (-0,7%) e lojas de vestuário, tecidos e calçados (-0,1%), que juntos, impactaram negativamente com 1,0 p.p. para o desempenho geral.
Segundo a assessoria econômica da FecomercioSP, a consolidação dos dados das vendas reais do ano confirmou integralmente as projeções de estabilidade divulgadas a partir da metade de 2016 pela Federação, quanto ao movimento do comércio no ano e a interrupção do ciclo de quedas iniciado em 2014. Já o desempenho varejista de dezembro chegou a surpreender positivamente, de acordo com a Entidade, tanto pelo índice mensal de 3% de crescimento como por tratar-se de elemento indutor de melhores expectativas para 2017, em termos de tendência para o comércio paulista.
Expectativa
Para a FecomercioSP, a retomada da confiança continua sendo o principal elemento de sustentação da perspectiva mais otimista para 2017, mas a redução do ritmo inflacionário também acaba colaborando de forma prática para justificar a melhora observada. Durante ciclos de queda de inflação, o sistema de correção dos salários feito tradicionalmente por índices passados maiores do que os presentes acabam provocando um ganho real no poder de compra, ainda que residual dado o atual nível inflacionário, mas decisivo para a percepção de melhoria da capacidade de consumo das famílias.
Caso esse processo permaneça em curso, com a convergência rápida da inflação para o centro da meta, ao lado da queda dos juros e melhoria de acesso ao crédito, a Federação aponta já ser possível estimar que em 2017 o varejo venha a consolidar sua recuperação, apresentando um crescimento anual ao redor de 2,5%. Esta é uma importante sinalização diante das circunstâncias e estimativas anteriores, em que se previam no máximo um aumento de 1% para este ano. A dinâmica política e econômica, de acordo com a Entidade, tem se mostrado mais positiva do que se aguardava e permite se vislumbrar uma antecipação, ainda que em médio prazo, para a saída do atual ciclo recessivo que está marcando o varejo há quase três anos.