Foram finalizadas as diretrizes técnicas do traçado de 11,587 quilômetros, a elevação e declive dos trilhos e a medida da curvatura com o raio de no máximo 400 metros
Em Curitiba (PR), uma reunião tripartite, entre o Governo de Andradina, a Rumo/ALL e a Urbaniza Engenharia Consultiva, na tarde desta terça-feira (28), definiu o traçado oficial do contorno ferroviário do município.
Pelo Governo de Andradina participaram do encontro na sede da Rumo, que definiu todo o traçado e os ajustes necessários, o assessor de assuntos estratégicos e ex-prefeito, Jamil Ono, o secretário de Obras e Infraestrutura, Ernaldo Calvoso, o secretário de Meio Ambiente, Claudio Gotardo, e o assessor jurídico, Antônio Sérgio da Fonseca.
Acompanhou pela empresa Rumo, concessionária responsável pelo trecho, o relações governamentais, Marcelo Arthur Fiedler, o chefe dos projetos regulatórios, Gustavo Sori, e a coordenadora de projetos, Giana Custódio. Já pela Urbaniza, o diretor, Lourenço Silva Linhares, e os engenheiros, Luciana Ferraro Adjemian e Massamitsu Kido.
Jamil explica que o próximo passo é apresentar o traçado básico no Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte) ligado ao Ministério dos Transportes, em Brasília, para aprovação do órgão.
“Ter o Projeto Executivo em mãos é de fundamental importância para mais esta conquista histórica”, falou Jamil citando que são três vertentes que vão possibilitar a retirada dos trilhos do centro da cidade.
A primeira possibilidade é quanto ao projeto Vetria, que com o aquecimento do minério de ferro na economia mundial, pode ser utilizado trecho onde Andradina está inserida da Malha Oeste, que liga Mairinque (SP) à Corumbá (MS), para abastecer o mercado internacional.
A segunda possibilidade é quanto ao corredor bioceânico, onde o traçado de Andradina também faz parte na região Oeste do estado de São Paulo, que permite a ligação do porto de Santos até os portos do Peru e Chile.
A terceira possibilidade está relacionada à Medida Provisória 752 do Governo Federal, que trata das diretrizes gerais para a prorrogação e a relicitação dos contratos de parceria. Nela existe a possibilidade de antecipação da renovação na concessão da Rumo, e com isso o projeto entrar na relação de investimentos.
Ernaldo Calvoso destaca que foram finalizadas as diretrizes técnicas do traçado de 11,587 quilômetros, a elevação e declive dos trilhos e a medida da curvatura com o raio de no máximo 400 metros. “Foram definidas as obras de artes, sendo duas pontes e cinco passagens superiores e o cumprimento do pátio de 1850 metros com 4 linhas paralelas do local de carga e descarga”, cita como exemplo o secretário de Obras explicando que chegou a fase final dos estudos.