A Coreme (Comissão de Residência Médica) da Santa Casa de Araçatuba realizou uma cerimônia nesta quarta-feira para recepcionar os 16 médicos aprovados para residência médica no hospital, fazer o anúncio do início das aulas a imprensa e autoridades e reinaugurar a biblioteca “Prof. Dr. Euryclídes de Jesus Zerbini”.
A solenidade foi conduzida pelo provedor da Santa Casa, Jaime Monsalvarga, e contou com a presença dos 16 médicos residentes, os preceptores, integrantes de diversas equipes, prefeito Dilador Borges e vice, Edna Flor, o presidente da Câmara, Rivael Papinha e a vereadora Tieza Marques de Oliveira.
O diretor clínico da Santa Casa, Sérgio Smolentzov, falou sobre a importância da residência médica para a cidade e da luta para essa conquista e a respectiva aprovação pelo Ministério da Educação. Após 22 anos a Santa Casa, que completa 90 anos de fundação, volta a ter a residência médica. De acordo com ele, é uma conquista que vai resultar no fortalecimento da classe médica na cidade e região.
O responsável pela Coreme, o médico Rafael Saad, explicou que a atuação dos residentes vai ajudar a reduzir as demandas na atenção básica da saúde, porque em torno de 15% da carga horária dos residentes é composta por atendimentos supervisionados na atenção básica, o que será feito por meio de uma parceria com a prefeitura.
Um dos locais onde os residentes, de ginecologia e obstetrícia irão atuar é o Hospital da Mulher. Saad disse que a prefeitura está definindo um outro local também para atuação dos residentes em clínica médica.
A Santa Casa terá residentes em quatro especialidades, Clínica médica, Ginecologia e obstetrícia, Ortopedia e traumatologia e Pediatria.