Animais foram encontrados às margens de vicinal e mortes podem estar relacionadas com a febre amarela
A Vigilância Sanitária de Ilha Solteira investiga a morte de dois macacos encontrados às margens de uma vicinal que liga a cidade a Itapura.
De acordo com a chefe do órgão, Márcia Rúbio, moradores da zona rural localizaram os corpos dos animais há dez dias e informaram rapidamente à vigilância, que fez o encaminhamento de amostras de sangue para o Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo.
Existe a suspeita de que os macacos possam ter morrido em decorrência da febre amarela. Ainda não há prazo para a divulgação dos exames.
Rúbio destacou ainda que após o ocorrido, equipes têm feito divulgações sobre a febre amarela em jornais e unidades de saúde. Além disso, a Vigilância Sanitária realizada mutirões de limpezas contra o mosquito Aedes Aegypti quinzenalmente.
Imunização
A vacina está disponível em todos os estados brasileiros gratuitamente nos postos de saúde. As crianças devem receber uma dose aos nove meses e um reforço aos 4 anos. Para quem não tomou as doses na infância, a orientação é de uma aplicação e um reforço dez anos depois. As orientações são apenas para pessoas que vivem em reigões de recomendação ou quem vai visitar estas regiões.
Sintomas
Os sintomas iniciais da doença são febre de início súbito, calafrios, náuseas, vômitos, fadiga, fraqueza e dores de cabeça, nas costas e no corpo em geral. Em casos graves, a pessoa pode desenvolver febre alta, icterícia (coloração amarelada da pele e do branco dos olhos), hemorragia e, eventualmente, insuficiência de órgãos. Entre 20% e 50% das pessoas que desenvolvem a doença grave podem morrer. A febre amarela pode levar à morte em cerca de uma semana, se não for tratada rapidamente.