Pacientes e familiares participaram da festa, que também reuniu funcionários e voluntários do hospital
As marchinhas de Carnaval embalaram a matinê realizada nesta sexta-feira (24), no Hospital Ritinha Prates. A festa teve a participação de mais de 100 pessoas, entre pacientes, familiares, funcionários e voluntários. O espaço escolhido foi o salão de eventos do hospital, que foi decorado com máscaras, serpentinas e fitas coloridas. Para entrar no clima, os pacientes também ganharam chapéus e enfeites para os cabelos, colares de havaiana, chocalhos e outros objetos que ajudaram a animar a comemoração.
Além da decoração especial, a festa teve um cardápio caprichado com lanches, sorvete e refrigerantes, que foram servidos para todos os convidados. Em um dos momentos mais emocionantes da comemoração, os pacientes foram incentivados a dançar, independentemente das limitações físicas. Por isso, funcionários e voluntários foram para o meio da quadra empurrando as macas e cadeiras de rodas, para que todos pudessem dançar juntos. “Nosso objetivo é proporcionar momentos de alegria”, explica a administradora do hospital, Daniele Grizolli. “Nós organizamos uma série de festas ao longo do ano, como Carnaval, Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Pais, Natal e outras. Isso é muito importante para quebrar a rotina e trazer qualidade de vida para os pacientes”, conclui.
O Hospital Neurológico Ritinha Prates existe há 40 anos e atende atualmente 60 pacientes com doenças neurológicas graves, como microcefalia e paralisia cerebral, que necessitam de cuidados 24 horas por dia. Além de Araçatuba, o hospital recebe pacientes de outras 42 cidades da região. O atendimento é mantido por meio de verbas do SHS (Sistema Único de Saúde) e doações. Outras informações podem ser obtidas no site www.ritinhaprates.org.br.