Início de volta às aulas coincide com o período com incidências de chuvas no município, o que pode tornar os pontos críticos com acessos ainda mais difíceis
A prefeita de Andradina, Tamiko Inoue (PCdoB), reuniu-se na manhã dessa terça-feira (21), com representantes de usinas sucroalcooleiras que atuam no município para tratar sobre as formas de realização do trabalho em parceria na manutenção e conservação das estradas rurais.
De acordo com Tamiko, o início de volta às aulas também coincide com o período com incidências de chuvas no município, o quê pode tornar os pontos críticos com acessos ainda mais difíceis.
“Além da preocupação com o próprio trânsito dos estudantes, o escoamento da produção não pode ser comprometida e nem o acesso a serviços públicos como o de saúde”, afirmou Tamiko que ainda citou a importância do trabalho em conjunto entre o Governo de Andradina e as usinas para resolver principalmente a situação desses pontos cruciais que dão acesso às famílias do campo.
Estiveram presentes os representantes da Usina Viralcool, Regis Rodrigues da Mata, da Usina Ypê, Guilherme Castanheiro, e da Usina Raízen, Raildo Rocha e João Eduardo Magalhães Junqueira.
Participaram da reunião pela Câmara Municipal os vereadores Guto Marão (PMDB), José Augusto Rosa (PMDB), Mario Henrique Cardoso (PPS), Rodarte dos Anjos (PEN), Carlos Alexandre Soares (PMDB), Joaquim Justino da Silva (PSDB) e Roberto Carlos Rodrigues Nunes (PDT).
O secretário do Meio Ambiente, Cláudio Gotardo, esclareceu que a melhor forma de manter as estradas rurais em boas condições de trafegabilidade por mais tempo é através da manutenção. “O treinamento conjunto entre a equipe municipal e das usinas dará um padrão ao tratamento correto de solo, evitando desperdício de tempo na manutenção”, esclareceu Gotardo.
Segundo explicou o coordenador geral de Serviços Públicos, Eraldo Tomazini, o Governo de Andradina realiza a manutenção diária das estradas rurais e devido o grande tráfego de caminhões no período da safra tem buscado parcerias para potencializar esses trabalhos.
“Há uma imensa área de estradas rurais sob a responsabilidade do município, no qual existe emprego diário de máquinas e caminhões que fazem o trabalho de conservação, e para cobertura de uma área maior e mais rápida é fundamental essa colaboração”, comentou Tomazini.
Com a definição dos trechos utilizados por cada Usina, a responsabilidade de colaboração foi firmada entre os representantes, que se colocaram a disposição de manter os trechos utilizados no município em boas condições de uso.
Acompanharam também os secretários, de Administração, Luiz Henrique Pereira Silveira, de Gestão Parlamentar e Fiscal, Antônio Francisco Fonzar Filho, de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana, Nino Spegiorin, o assessor Jurídico, Antonio Sérgio da Fonseca Filho, o assessor de Desenvolvimento Agrário, Fabrício Henrique Mazotti, entre outras autoridades.