O ex-vereador de birigui, Valdecir Martins, popularmente conhecido como Sexta, se apresentou à polícia nesta terça-feira, acompanhado de uma testemunha, e confessou ter atirado no adolescente de 16 anos, que acabou morrendo durante, segundo o autor e a testemunha, tentativa de assalto no seu estabelecimento, um bar.
Sexta, que foi vereador pelo DEM e não conseguiu se reeleger nas eleições de 2012, quando obteve 551 votos, chegou para se apresentar acompanhado de um amigo, também comerciante, que declarou ter presenciado a tentativa de assalto.
O ex-vereador foi ouvido pelo delegado Paulo de Tarso Leite de Almeida, e em seu depoimento, declarou que estava trabalhando quando o jovem chegou, sacou um revólver e anunciou o assalto. O menor, de acordo com Sexta, chegou a dar um tiro, atingindo uma parede do bar.
Sentindo-se ameaçado ele abaixou e pegou seu revólver, que estava guardado sob o balcão, e deu três tiros seguidos, acertando o menor, Luís Henrique de Souza Pereira. Ele foi atingido no ombro e na nuca, e não resistiu aos ferimentos.
Após o depoimento ele foi com os policiais até sua casa e entregou o revólver utilizado em sua defesa, que estava guardado, carregado com três cartuchos intactos e era devidamente registrado. O delegado disse que a testemunha, em seu depoimento, disse praticamente tudo o que o ex-vereador havia relatado, deixando claro que houve a tentativa de assalto.
O ex-vereador foi liberado após prestar depoimento e vai responder pelo crime de homicídio doloso, quando há intenção de matar.