Iniciativa da atriz Paula Liberati se tornou um projeto mais amplo com várias atividades. Neste final de semana haverá matinê
Será neste sábado, dia 25, o desfile oficial do Bloco do Gordinho. A concentração acontecerá na Praça Getúlio Vargas, Centro, Araçatuba, às 16h30.
Os foliões seguirão pelas ruas José Pedro dos Santos, Martins Fontes, Hermílio Magalhães até O Nosso Quintal, que fica na Rua Carlos Gomes, 426. Haverá carro de som e a matinê será gratuita, aberta à população.
O local possui cantina e não haverá venda de bebidas alcoólicas. Nos dias 26 e 28, os integrantes do bloco de rua infanto-juvenil também participarão do evento de carnaval da Prefeitura de Araçatuba, na Praça João Pessoa.
Resgate
Com o objetivo de resgatar as festividades do carnaval de Araçatuba e dar opção de diversão, principalmente para a criançada, o Bloco do Gordinho ampliou sua atuação em 2017, lançando uma programação especial de palestras, desfiles e exposição.
No dia 15 de fevereiro, por exemplo, aconteceu a palestra sobre carnaval e samba, com o jornalista, escritor e integrante da Academia Araçatubense de Letras, Arnon Gomes dos Santos, autor dos livros “Com véu de alegoria – cem anos de carnaval de Araçatuba”, de 2008, “Genilson Senche – homem de ideias e ação”, de 2011, e “O jornalista mais premiado do Brasil – a vida e as histórias do repórter José Hamilton Ribeiro”, de 2015.
Na mesma ocasião, iniciou-se a exposição de fantasias da escola de samba “Acadêmicos dos Araçás”, que ficará no espaço “O Nosso Quintal” até dia 28.
Após o carnaval, o bloco se tornará um associação para desenvolver atividades socio-culturais ligadas ao tema carnaval, ao longo do ano.
Histórico
O Bloco do Gordinho surgiu há um ano, quando a atriz araçatubense, Paula Liberati, quis apresentar o carnaval ao seu afilhado, com apenas sete meses. Ela se uniu ao ator araçatubense André Primão e reuniu amigos e familiares para formarem um bloco.
Eles alugaram um carro de som, selecionaram as principais marchinhas carnavalescas e saíram da Praça Olímpica para um trajeto curto na região central da cidade.
O movimento reuniu 60 pessoas, entre adultos e crianças. Este ano, as atividades também recebem a parceria do produtor cultural Antônio Carlos Nicolau.