As fortes chuvas que caíram sobre Penápolis nos últimos dias, provocaram uma erosão asfáltica na avenida João Antônio de Castilho, próximo ao cruzamento com a linha férrea. Após uma pequena trégua na chuva, a Secretaria de Obras conseguiu fazer a sondagem no local, identificando e imediatamente corrigindo o motivo da erosão.
De acordo com a secretaria municipal de Obras, a erosão ocorreu de baixo para cima, por causa de uma infiltração na tubulação subterrânea que passa pelo local.
Nesse referido trecho, a canalização do rio é subterrânea, feita com tubos celulares de concreto e tubos ovais metálicos. A interligação dessas duas tubulações ocorre por meio de uma caixa de passagem feita de alvenaria. E foi exatamente essa parede que não aguentou a intensidade das águas e sofreu rachaduras, cedendo com o tempo e causando a erosão.
Ao identificar a origem do problema, a Secretaria de Obras efetuou a correção do vazamento, refazendo a parede de alvenaria da caixa de passagem. Além disso, reforçou a estrutura com concreto de alta resistência. O local também foi aterrado novamente e o piso superior refeito, com concreto de alta resistência.
Segundo informou a Secretaria de Obras, o local está devidamente sinalizado, sendo necessário esperar a cura do concreto. A liberação do trânsito deverá ocorrer nos próximos dias.