Eles reivindicam pagamentos dos salários de dezembro de 2015 e 2016
Os funcionários do Hospital Beneficente Padre Bernardo Braakius, em Bilac, entraram em greve na manhã desta segunda-feira (30). Eles reivindicam pagamento dos salários de dezembro de 2015, além do décimo terceiro de 2015 e 2016, e um reajuste no pagamento.
Apenas 30 % dos funcionários da unidade estão trabalhando. Somente casos de urgência e emergência estão sendo atendidos.
O prefeito da cidade, Claudemir Rossi Ribeiro, disse que já está estudando formas de fazer repasses para o hospital, e normalizar os atendimentos.
O hospital de Bilac atende em média 100 pacientes por dia, das cidades de Bilac, Santópolis do Aguapeí , Clementina e Piacatu.
A unidade é administrada pela Associação Hospitalar Beneficente do Brasil, que disse que já notificou as prefeituras de Bilac, Gabriel Monteiro, Santópolis do Aguapeí e Piacatu, além da Divisão Regional de Saúde do Estado de São Paulo referente à diminuição do horário de atendimento do pronto-socorro. A partir de 1° de fevereiro o local funcionará somente por 8 horas por dia em horário comercial.
Isso se deve ao fato, segundo a AHBB, das prefeituras mencionadas não terem aprovado o plano de custeio do hospital apresentado. A associação informa também que não recebeu repasses de Bilac durante um ano, o que soma uma dívida de mais de R$ 800 mil.