A Havan vai investir, por meio do programa de incentivo Proac (Programa de Apoio a Cultura), algo estimado em R$ 3 milhões na reforma e revitalização do Centro Cultural Ferroviário, localizado na avenida dos Araçás, ao lado da unidade da empresa em Araçatuba. O anúncio da parceria foi feito hoje pelo proprietário da rede Havan, Luciano Hang, pelo prefeito Cido Sério e pelo presidente do Instituto Pedra, Luís Fernando Almeida.
Pela parceria, o instituto vai apresentar dois projetos, sendo um para elaboração e outro para a execução do projeto. Após aprovação, a Havan vai destinar o percentual do teto máximo de destinação do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), de todas as unidade do Estado de São Paulo para a execução.
O empresário Luciano Hang disse que com a parceria pretende revitalizar aquela região da cidade mantendo intacto o principal símbolo da história da cidade, que é também um marco para o município.
Tombado pelo Condephaat – Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo – em 2012, o Conjunto Ferroviário Central de Araçatuba teve grande importância para o desenvolvimento econômico e pioneirismo do Oeste Paulista, juntamente com a construção da rede das estradas de ferro. A antiga Oficina de Locomotivas – também conhecida como Centro Cultural Ferroviário ou Depósito de Locomotivas – marca a paisagem de Araçatuba até hoje pela sua arquitetura e localização privilegiada. Interditada por problemas de manutenção, seu estado de abandono está com os dias contados.
Para que o acordo se tornasse viável, surgiu então a necessidade de se unir a essa iniciativa uma instituição experiente na gestão de projetos culturais incentivados e no gerenciamento de obras de restauração de edificações históricas. Assim, o Instituto Pedra passou a fazer parte desta parceria.
Com o projeto cultural elaborado e enviado para análise da Secretaria de Estado da Cultura em outubro, a recuperação da Oficina já começa a dar os seus primeiros passos, com a perspectiva de o projeto arquitetônico de restauração começar no primeiro semestre de 2017, com o patrocínio das Lojas Havan e de outras empresas convidadas a fazer parte do projeto.