Há cerca de 4 meses, um jovem foi abordado por policiais militares da 5º Companhia do 2º Batalhão de Polícia Militar, em Valparaíso, região de Araçatuba.
A equipe, composta pelo sargento Arcanjo e cabo Fausto, verificou que ele estava com más companhias e demonstrava muita agressividade.
Os policiais, praticantes de artes marciais, viram que poderiam tirar aquele jovem das ruas e resolveram na conversa convencer o garoto Maurício a praticar um esporte, talvez uma luta.
O garoto topou e os policiais conseguiram um quimono e dois professores de Jiu-Jítsu. Maurício não parou de treinar, trocando as ruas pela academia e as más companhias pelo seu quimono.
Sua família deixa claro a admiração e respeito pelos policiais militares que conseguiram mudar a cabeça do jovem, seu sonho que estava sendo interrompido, mas que agora prosseguirá com ele, almejando ser um campeão nas lutas e a ficar famoso.
A mãe Eliane disse que já havia perdido as esperanças, pois Maurício estava muito agressivo e no dia que ele foi abordado pela PM, havia dito e desejado que ele fosse preso.
Esta história é para incentivar outros jovens para que troquem as ruas pelo esporte, que os ajudam na formação e podem mudar suas vidas para melhor.