Comemoração teve a presença do Papai Noel, entrega de presentes e show sertanejo
O Natal chegou mais cedo no Hospital Neurológico Ritinha Prates, em Araçatuba. Pacientes, familiares, funcionários e voluntários participaram de uma festa nesta sexta-feira (16), na quadra da instituição.
A comemoração contou com a ajuda de voluntários que contribuíram com várias etapas, desde a arrecadação de presentes e de parte dos alimentos que foram servidos, até a realização de um show sertanejo durante a festa.
Entre os voluntários que colaboraram com a realização da festa estão Sandra Silos, filha de um ex-paciente do hospital que, mesmo após a morte do pai, continua sendo uma das voluntárias mais ativas da Associação de Amparo ao Excepcional Ritinha Prates. Sandra arrecadou os brinquedos que foram entregues para os pacientes.
A maior parte dos alimentos consumidos também foi arrecadada por um voluntário, o radialista Marco Antônio Ferreira, conhecido como Marquinho Serelepe, que é padrinho da paciente mais jovem do hospital, Ana Carolina, de 14 anos.
A entrega dos presentes também contou com a ajuda de um voluntário: o autônomo José Roberto Sampaio, de 57 anos, que atua como Papai Noel no Shopping Praça Nova Araçatuba.
Sampaio conheceu alguns pacientes e funcionários do Ritinha Prates durante uma visita que eles fizeram ao Shopping e decidiu participar da festa.
A ajudante de Papai Noel do Praça Nova, Laís Bertoldo, de 19 anos, acompanhou Sampaio e os dois se emocionaram com a alegria dos pacientes do hospital.
No caso do Papai Noel, a emoção tem um motivo a mais, já que ele foi pai de dois filhos com necessidades especiais, um rapaz que faleceu o ano passado, aos 17 anos, e uma jovem, atualmente com 16 anos.
“O contato com os pacientes do Ritinha Prates é fantástico. Eles lembram muito os meus filhos. A gente pensa que está fazendo um bem para eles mas, na verdade, são eles que estão nos ensinando muito sobre alegria e amor”, afirma.
Laís também se encantou com os pacientes. “Eles são muito alegres e carinhosos. Foi um prazer poder participar”.
A festa terminou com a animação proporcionada por mais um voluntário, o cantor Daniel Gama, que interpretou vários sucessos da música sertaneja.
O Hospital Neurológico Ritinha Prates atende pacientes com deficiências neurológicas graves, que precisam constantemente de cuidados. Atualmente, 60 pacientes vivem na instituição, onde recebem alimentação, medicamentos, tratamento médico e psicológico.
A direção do hospital também organiza diversos passeios e festas para quebrar a rotina, proporcionando momentos de lazer e melhorando a qualidade de vida dos pacientes.