O setor de viagens brasileiro sentiu um aumento das vendas de pacotes turísticos a partir de agosto e já projeta fechar o ano com crescimento de receitas. A Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav), que estimava manter neste ano o resultado do ano passado, passou a esperar uma alta de 5,5% a 6% nas vendas em 2016.
“A confiança do consumidor voltou e o movimento das agências está subindo”, afirmou o presidente da Abav, Edmar Bull. Segundo ele, a retomada começou em agosto e continuou em setembro e outubro.
Em outubro, a confiança do consumidor atingiu o maior patamar em dois anos, de acordo dados da Fundação Getúlio Vargas (FGV).
No ano passado, o cenário era outro. As agências de viagens reclamavam que o consumidor estava com medo e não fechava a compra.
Melhor mês da história
Líder no país, a agência de turismo CVC registrou em outubro o seu melhor resultado mensal em 44 anos. A empresa vendeu R$ 538 milhões, a primeira vez que ultrapassou a marca de R$ 500 milhões em um mês.
“O consumidor nunca deixou de querer viajar. O que fez diferença foi a volta da confiança”, afirma Valter Patriani, vice-presidente de vendas da CVC.
Ele admite que, para conseguir vender em meio à recessão econômica, a agência teve de fazer ajustes. O tíquete médio dos pacotes de viagens, de cerca de R$ 1300 por pessoa, ficou estável em relação ao ano passado. Ou seja, o valor não foi corrigido pela inflação, o que significa uma queda real de preços.
“O sonho de viajar existe. Mas precisa caber no bolso. Tem que fazer promoção todo dia. Ou não vende”, explica Patriani. Segundo ele, a CVC negociou com seus fornecedores ¬(os hotéis e as empresas aéreas, por exemplo) para conseguir custos menores nos pacotes de viagens.
A queda do dólar em relação ao real nos últimos meses também ajudou a agência de viagens. No ano, o dólar acumula uma queda de quase 20% ante a moeda brasileira. Segundo Patriani, muitos clientes aproveitaram para retomar os planos de passar férias no exterior. A maioria, no entanto, optou por pacotes nacionais.
Tradicionalmente, as vendas de pacotes de viagens para destinos nacionais representam 70% das vendas da CVC no fim de ano.