A primeira palestra da Semana da Indústria 2016, em Birigui, aconteceu nesta terça-feira (25/10), com o tema “Comunicação na web e a entrega de conteúdo para o consumidor digital”, com o especialista em comunicação digital e diretor da iSimples, Ricardo Storti.
Ele explicou que antes as estratégias de marketing eram baseadas num discurso unilateral, ou seja, as empresas falavam o que queriam, não possuíam canal de feedback, as ações interrompiam o cliente (por exemplo: as propagandas de TV durante seus programas) e precisavam investir muito mais para atingir seu público. Com o surgimento da internet, nasceu a era do diálogo.
“As empresas não só vendem produtos, como também se tornaram fonte de conhecimento. As redes sociais possuem um poder de engajamento muito agressivo, um mal atendimento pode se tornar público de maneira muito rápida. A gente tem uma capacidade de segmentação absurda, consegue-se registrar as informações sobre o cliente, definir idade e horário com que se falará com ele, por exemplo”, disse Storti.
Facilidade
Outra vantagem proporcionada pelo mundo digital é a acessibilidade para micro e pequenas empresas, pois divulgar na internet pode requerer baixos custos. Sobre as evoluções no conceito de marketing, ele descreveu que as estratégias são guiadas por valores, com objetivos que levem a fazer um mundo melhor e as proposições de valores são emocionais, espirituais e funcionais. Um dos cases, de empresas totalmente construídas levando em conta essa nova maneira de se relacionar com o consumidor, foi a Nubank. Trata-se de uma empresa de cartão de crédito, que não possui sede física e nem atendimento telefônico. Tudo relacionado ao cartão é resolvido on-line, com atendimento rápido e não possui mensalidade.
Dados
O móbile também foi responsável por transformar a experiência de compra, 86% dos usuários de smartphones fazem pesquisa de compras no dispositivo móvel. 63% dessas pessoas possuem mais de 25 anos e 47% são da classe C. O comportamento com relação às mídias tradicionais também mudou, de 6 em cada 10 expectadores usam o celular ao mesmo tempo que assistem TV. Segundo o Google Mobile Day, as compras de móbiles cresceram 70% no Brasil nos últimos anos. “Atualmente, a base para se pensar qualquer estratégia de marketing digital começa em ter um site responsivo, otimizado e gerenciável, com bons conteúdos”, explicou.
Carlos Mestriner, presidente do Sinbi, destacou a importância dos temas da Semana da Indústria para os empresários e profissionais. “Nós vivemos uma nova economia e esse caminho não tem volta. A empresa que não evoluir vai ficar retrógrada e sairá do mercado, temos que avançar na maneira de se relacionar com os colaboradores, fornecedores e consumidores. Por isso é importante a presença de vocês numa semana dedicada a propiciar conhecimento”, disse. Os interessados, em baixar o conteúdo completo da palestra, podem acessar o link: www.isimples.net/sinbi.
Na ocasião, também aconteceu o lançamento oficial do “Projeto ímpar – um passo para o futuro”, desenvolvido pelo Sinbi para contribuir na comodidade e inclusão de pessoas que têm apenas um membro inferior, sejam elas amputadas ou deficientes por natureza, chamadas unípedes.
No segundo dia de evento (26/10), haverá a palestra “Love Marks: Como construir marcas queridas que conquistam o corações dos consumidores”, com o professor de marketing, branding e coordenador dos programas de mercado da pós-graduação da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM – Sul), Artur Vasconcellos. Será às 19h30, o Sinbi fica na Rua Roberto Clark, 460, Centro, Birigui.
A Semana da Indústria é uma realização do Sinbi, em parceria com a Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), Associação Brasileira das indústrias de Calçado (Abicalçados), Associação Brasileira dos Agentes Digitais (Abradi), Sebrae-SP. Também conta com os patrocinadores Couromoda, Francal Feiras, Patrus Transportes e Banco do Brasil.