__________________________________________________________________________________
Escola Municipal Professor Álvaro de Almeida, de Valparaíso, obteve a primeira colocação, entre todas as escolas municipais de séries iniciais do Estado de São Paulo, na última avaliação (2015) do Índice de Desenvolvimento de Educação Básica (ideb), realizado a cada dois anos pelo Ministério da Educação.
A Álvaro obteve a nota de 8,6 (escala que vai a 10,0), a quinta melhor de todo o País, ficando atrás somente de três escolas do Ceará e de uma de Santa Catarina, respectivamente.
Outras escolas municipais avaliadas em Valparaíso foram a Pérsio Scatena Garcia, que obteve 7,7; Djanira dos Santos Benetti, com 7,1 e José de Castro, com 6,8.
Todas as quatro escolas melhoraram em relação ao Ideb anterior, mas a Álvaro foi a que mais subiu, de 6,5 para 8,6. Todas elas, entretanto ficaram acima da média federal, de 6,3.
As notas ajudaram Valparaíso a ficar com média de 7,6, entre os sete municípios com melhores notas no Estado de São Paulo.
A maior média foi de Tupi Paulista, com 7,9; Junqueirópolis, com 7,8; Nhandeara, Itápolis e Bilac, com 7,7; e Indiaporã, com 7,6.