O presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Paulo Dimas de Bellis Mascaretti, reuniu-se na sexta-feira (29) com magistrados e servidores de toda a 2ª Região Administrativa Judiciária (2ª RAJ) – Araçatuba, em continuidade ao projeto “Gestão Participativa”.
O objetivo do presidente é debater ideias, ouvir sugestões e demandas, prestar contas e conhecer de perto o Judiciário da região. A iniciativa, uma das marcas da atual gestão, tem sido realizada em todo o Estado. Araçatuba é a penúltima RAJ a ter o encontro de trabalho neste ano. Falta apenas a 9ª RAJ de São José dos Campos, na qual o encontro se realiza na próxima sexta-feira (5).
Sob a responsabilidade do juiz diretor Emerson Sumariva Junior, a 2ª RAJ é formada pelas comarcas de Andradina, Araçatuba, Auriflama, Bilac, Birigui, Buritama, Cafelândia, Getulina, Guararapes, Ilha Solteira, Jales, Lins, Mirandópolis, Palmeira D’Oeste, Penápolis, Pereira Barreto, Promissão, Santa Fé do Sul, Urânia e Valparaíso, comarcas que têm 497.264 processos em andamento.
Antes de iniciar a reunião de trabalho, o Paulo Dimas recebeu os representantes da Santa Casa de Misericórdia de Araçatuba, que entregaram ao presidente o Relatório de Atividades de 2015. Também, na parte da manhã, recebeu no fórum, o prefeito de Araçatuba, Cido Sério.
No encontro com os juízes Paulo Dimas conversou com 25 magistrados das comarcas da 2ª RAJ. No período da tarde, reuniu-se com 117 servidores. Nas duas ocasiões relatou o trabalho realizado nos primeiros meses de sua gestão, falou sobre as dificuldades orçamentárias enfrentadas pela Corte, a interlocução do TJSP com os demais poderes e instituições públicas, entre elas o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e destacou alguns projetos em andamento. Nos dois momentos, Paulo Dimas cumprimentou juízes e servidores pela alta na produtividade, com a obtenção de recorde no mês de junho.
Entre os projetos em andamento está o “Justiça Bandeirante”, que capacita os funcionários para uso integral das funcionalidades do SAJ, sistema responsável pela informatização, gestão de informações do Judiciário e automação de rotinas cartorárias. O objetivo é fornecer ferramentas aos servidores que aperfeiçoem e facilitem suas atividades. “Em todas as RAJs foram realizados workshops com essa finalidade.”
O presidente também falou sobre a peça orçamentária de 2017, o assíduo atendimento aos juízes e servidores, a recorrente prestação de contas que tem feito via e-mail e sobre outras questões como o “TJ Sustentável”, que busca estimular o consumo consciente de recursos naturais e bens públicos nos públicos interno e externo. Também falou sobre os “Comunicadores nas RAJs”, para aprimorar a comunicação social nas comarcas do interior e litoral, e sobre os investimentos na segurança dos fóruns.
Com intensa participação tanto de magistrados como de servidores, Paulo Dimas retornou do encontro de trabalho na 2ª RAJ muito bem impressionado com o desempenho e a dedicação de todos. A reunião dos servidores foi acompanhada integralmente pela imprensa que pode verificar as dificuldades enfrentadas no Judiciário local e na região, além de constatar o entusiasmo dos que ali se manifestaram.