“O Futuro se faz com a conscientização das diferenças” é o tema deste ano; atividades incluem passeios pela cidade e até uma visita à prefeitura
Incentivar o respeito aos direitos das pessoas com deficiência e a integração delas à sociedade. Essa é a proposta da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, que neste ano vai de 21 a 28 de agosto, com o tema “O Futuro se faz com a conscientização das diferenças”.
Para marcar a data, em Araçatuba, a Associação de Amparo ao Excepcional Ritinha Prates, que atende pacientes com deficiências neurológicas graves, no hospital neurológico, e pacientes com problemas físicos, visuais e auditivos, no Centro Especializado em Reabilitação, organizou uma série de atividades envolvendo pacientes, funcionários e voluntários.
A programação começa na segunda-feira, dia 22, às 9h, com uma caminhada pelo Calçadão, no centro da cidade.
Na terça (23), às 9h30, voluntários que contribuem com doações farão uma visita à Associação e participarão de um café da manhã e de uma palestra sobre a importância da saúde bucal.
Na quarta (24), a partir das 14h, pacientes e funcionários vão ao Shopping Praça Nova, para um passeio e lanche.
Na quinta (25), também às 14h, os pacientes deixam o hospital para mais um passeio, desta vez de trenzinho, pelas ruas da cidade.
Na sexta (26) farão uma visita à Prefeitura, e serão recebidos às 10h pelo prefeito Cido Sério, em seu gabinete.
Segundo a direção do hospital, as atividades são uma maneira de reafirmar que os portadores de deficiência intelectual e múltipla são cidadãos e merecem a atenção da população e do poder público.
Além disso, proporcionam momentos de lazer para os pacientes: “é importante mostrar que eles têm sentimentos como qualquer um de nós e que gostam de momentos de diversão e alegria”, afirma a presidente do hospital, Cida Nascimento Xavier. “É o que queremos proporcionar a eles”, conclui.