Cansados de conviver próximos a uma área usada irregularmente por carroceiros e outras pessoas que jogam lixo no local, moradores do bairro Dona Amélia, em Araçatuba, se organizaram para colocar um fim ao problema.
Desde a última terça-feira, o terreno conta com várias faixas confeccionadas pelos próprios moradores, para alertas aos infratores sobre a irregularidade de se depositar lixo no local. A área, que fica no final da rua Clóvis Pestana, foi limpa recentemente pela prefeitura após insistência dos moradores.
Por enquanto, a tática de alerta tem funcionado, conforme moradores ouvidos pela reportagem. De acordo com uma vizinha do local, alguns carros foram vistos no local com galhos de árvores para o despejo. No entanto, com as faixas à mostra, os motoristas desistiram. O mesmo já ocorreu com alguns carroceiros.
Conforme moradores, com o despejo irregular de lixo no terreno, há o mau cheiro e o aparecimento de bichos e insetos como baratas, ratos, escorpiões e até cobras. Conforme a prefeitura, carroceiros que foram flagrados despejando lixo no local poderão sofrer sanções que vão desde multa a retenção da carroça.
Moradores do entorno do terreno observam que estão de olho para evitar as irregularidades e as consequências indesejáveis do despejo ilegal de lixo em local urbano.